UM DEDO DE PROSA

Edição Especial – Política
Por Joésio Menezes

(…) tento ficar alheio à situação política do país, mas… impossível! Sinto-me cada vez mais “antenado” aos acontecimentos e bem próximo do “toca dos leões famintos”, porém sem forças para desvencilhar-me da “armadilha” que a Constituição Federal me impôs: O DEVER DE VOTAR, que para alguns é um direito de exercer a cidadania, o qual, lamentavelmente, vejo sucumbir-se em meio ao “mar de lama” que há muito tempo jorra pelos “politicodutos” do nosso país, cujo produto final (já lavado) deságua em paraísos fiscais.

A política já não mais é “a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis”, mas sim “a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais” ou ainda a “higiene dos povos de moralidade estragada”, como bem definiu Rui Barbosa em seu texto Política e Politicalha.

Já há algum tempo que a Política deixou de ser política para tornar-se uma profissão exercida, na maioria das vezes, por profissionais inescrupulosos “Grileiros, Turistas Sexuais, Violadores de Painel Eletrônico, Mensaleiros, Sanguessugas, Mercadores de Dossiês, dentre outros” que de quatro em quatro anos invadem nossas casas por meio da televisão e/ou de panfletos, prometendo-nos as mesmas coisas de outrora; declarando-se “apaixonados” pela nossa cidade; mostrando-se “preocupados” com os problemas do nosso país; revelando-se “solidários” às causas do nosso povo… É muito cinismo com requintes de hipocrisia, não é mesmo?

Mas, apesar dos pesares, a política (ou seria a politicalha?) ainda é capaz de provocar em muitos de nós inspiração literária. Diante disso, não poderia eu deixar de render uma homenagem a todos nós, pobres eleitores amantes da literatura. Assim sendo, deixo a todos uma EDIÇÃO ESPECIAL do Portal da Poesia, cujo tema é POLÍTICA.

___________
P.S.: Obrigada a todos os que deixaram comentários de “Feliz Aniversário” para mim.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.