THINK

[…] Iedereen kijkt, maar niemand zegt wat hij denkt
Iedereen lijkt, maar niemand is wie je denkt.

[…] Todo mundo olha, mas ninguém diz o que pensa
Todo mundo olha, mas ninguém é o que você pensa.

(Stil In Mij by Van Dik Hout)

… cada dia que passa, a certeza aumenta: descubro que há um misantropo em mim. Riscos de tédio desenham meu humor. A mediocridade me apavora. O fingimento me assusta. E nada disso me surpreende. Fico irritada com a brutalidade que incide sobre a inocência. Com a culpa por ser o que se é. Escrevo porque me faltam palavras.

Vejo que não enxergo e sinto o que não percebo: não gosto de pessoas; gosto de gente. Sim, porque pessoas são seres entediantes. Gente é o esforço de não dar ao outro o que se tem de pior. Pessoas são seres pintados sem tinta nem cor. Gente é o preto e branco ilustrado. E não quero ser interpretada.

Minha voz não é o que ouço lá fora. Aqui dentro os sons são diferentes. A melodia envelhecida está sempre nova. Porque não me conformo com a agitação mentirosa. Ou com o silêncio sem sentido. Nem me adapto aos sorrisos gelados, ou às notas equivalentes. O que sou está no infinitivo. Isso já é o bastante.

A arquitetura da alma, nela não me calo nem me coloco de olhos fechados. Estendo os braços para ampliar minha construção: não quero ser superfície. Porque minhas fraturas seguem o fluxo da dor. Profunda e forte, intensa e suave, breve e demorada. É assim o meu caminho: particular e sem remendos. Inteiro, mesmo quando em pedaços.

3 Replies to “THINK”

  1. Gostei bastante do texto. Pequeno, porém bem resolvido. As vezes sinto que ‘escrevo porque me faltam palavras, e isso é bastante incompreensível para as pessoas. Mas algumas gentes tentam me entender. Isso é o sufuciente.

  2. Gente é o esforço de não dar ao outro o que se tem de pior. Gosto muito disso. Precisamos do outro para ser.

  3. Devo assumir que minhas tendências misantropas são imensas. Sou uma pessoa alienada voluntariamente que tenta ser gente. Na maior parte do tempo.

    No resto do tempo finjo que não vi nem percebi, só para não ser incomodada.

    Bela reflexão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.