De autoria de Armand M. Nicholi Jr.* e tradução de Gabriele Greggersen**, o livro Deus em questão: C. S. Lewis e Sigmund Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida, como o nome sugere, reúne algumas das idéias defendidas por Lewis e Freud acerca da ‘visão de mundo espiritual’ e outros assuntos.
Repetindo o que já escrevi neste blog, sou fascinada por esse tipo de literatura. Pela contemplação da vida humana; por tudo que diz respeito ao homem como ‘homem’, não como ‘sobrenatural’. Para mim, será sempre válido discutir e pensar as diferentes percepções que temos sobre um mesmo tema, sobre as mesmas questões.
Embora minha inclinação maior seja concordar em grande parte com a visão de Lewis, não poderia negar minha admiração por Freud, apesar deste ter defendido que ‘todas as idéias religiosas estão arraigadas em desejos profundamente assentados e que, portanto, são ilusões – crenças falsas’ (p. 50 e 51).
Independentemente do que penso ou deixo de pensar sobre Lewis e Freud, Deus em Questão é um livro que, no mínimo, vale a pena ser lido (ahahah).
Examinai tudo e retende o que é bom. (I Ts. 5:21)
* Armand M. Nicholi Jr. é psiquiatra e professor da Escola de Medicina de Harvard e do Hospital Geral de Massachussetts.
** Gabriele Greggersen é mestre e Ph.D em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e pós-doutora na área de História das Mentalidades pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
(NICHOLI Jr., Armand M. Deus em questão: C. S. Lewis e Sigmund Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida; tradução Gabriele Greggersen. Viçosa, MG: Ultimato, 2005)
http://personal.mysuperyes.com/
Vale a pena visitar também, tem muita coisa nesse site relacionada.
Ta ai minha dica.
Abs