SER JOVEM, NUMA PERSPECTIVA CRISTÃ

Por Caio Fábio

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer! (Livro de Eclesiastes, 11:9,10 e 12:1)

Aqui há quase um paradoxo. O jovem deve se recrear, andar por caminhos que alegram o coração e agradam os olhos. Ele, porém, deve saber que os atos da juventude podem deixar marcas e seqüelas. Por isso, a recomendação é no sentido de que se experimente a vida com bom-senso, buscando sempre os “bons prazeres”. Isto porque no desejo de atender às demandas do coração nos dias da mocidade, e na intenção de andar por caminhos que satisfazem aos olhos, pode-se entrar no caminho da dor e do desgosto. Por isso, os “bons prazeres” precisarem ser vividos sem “os maus prazeres”. Sim, há bons prazeres e maus prazeres nesta existência.

A recomendação, portanto, é para que se remova do coração o desgosto, e da carne a dor. Do contrário, a estação que é primavera da existência pode ser a fomentadora das dores existenciais de toda a vida. Ora, na minha maneira de ver, a “igreja” decidiu que não há bons prazeres e nem maus prazeres, visto que, para ela, o prazer em si é mau. E é em razão disto que se instalam na alma dos crentes os ?vazios? nos quais entram os maus prazeres. O que estou dizendo? Sim, o que digo é que a tentativa de viver sem prazer cria o espaço para os maus prazeres, visto que a repressão do bom prazer gera as pulsões interiores que explodirão como maus prazeres. O que precisamos saber é que é assim que a alma funciona. Se você faz SUPRESSÃO e sublima um desejo ou sentimento, não sendo uma decisão do equilíbrio, isto mesmo voltará como tormento. E se alguém faz REPRESSÃO de sentimentos e desejos, eles voltarão como compulsões, e, dependendo do nível da repressão, podem aparecer como taras, fetiches e desejos incontroláveis.

(…) Assim, aproveite o vigor e a vitalidade da alma e suas constelações da poesia.

_________
Fonte: http://www.caiofabio.com, especificamente numa carta intitulada “Consertos para a juventude”.

9 Replies to “SER JOVEM, NUMA PERSPECTIVA CRISTÔ

  1. Disse o Bachelard que a juventude chega muito tarde. Que bela imagem. Continuo…
    Não a juventude como idade, que é um pensamento vil; mas a juventude como expressão.
    Creio que isso deve ser um bom óculos para ler esse texto. Expressar-se com juventude é justamente o livrar-se das cadeias e cordas que nos amarram. Bjs.

  2. Ser jovem é uma tarefa não muito fácil, justamente devido a esses bons e maus prazeres… mas, com certeza, isso é verdade: o que é proibido é o que chama mais a atenção e o desejo, não só dos jovens, mas do ser-humano, no geral.
    Por isso msm q devemos dizer e agir como Paulo, quando disse: Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim…
    Sendo Cristo e não eu a viver, as coisas se tornam menos complicadas…

  3. Oi… Eu criei um blog, mas ainda não escrevi nada…

    Vou tentar escrever coisas inteligentes igual a você….

    Beijos, até amanhã!!!

    Se quiser olhar meu perfil, esse já tá pronto!!! eudebobeira.blogspot.com

  4. peterson f zucolotto says: Responder

    ser jovem com jesus nem se fala é otimo Deus tem nos livrado de cada silada isso tudo pq ainda somos jhovens e não cumprimos o chamado que ele tem para conosco.um caminho de grande perfeição. Longe dos vícios materias e espirituais que no,s deixam acorentados.

  5. Ser um jovem cristã nos dias de hoje não tem sido fácil. A cada dia que se passa aparecem mais tentaçoes tentando nos afastar dos caminhos do Senhor.
    temos que ser fortes e continuar a enfrentar todas as barreiras que venham tentar no desviar dos caminhos do Senhor…

  6. Ser jovem nos dias de hoje realmente num é muito facil nao. mais cabe a nos a cadqa dia decidirmos por Jesus e ela sua causa!
    =]

  7. Sua visão em relação a esse trecho da bíblia não foi bem compreendida, pois esta bem claro para todos, fazer aquilo que agrada seu coração, mais lembrai que dará conta dessas coisas, você compreendeu da maneira que as pessoas ficam com medo de soltar as coisas de fazer, e acaba prendendo e quando se soltar ou da maneira a qual você queira falar, se liberta tem uma tara ou algo do gênero, não vejo dessa maneira, lembrando que opinião cda um tem a sua, vejo que sua opinião e muito complexa, não vejo que a um desgosto pois as pessoas na sua maioria fazem aquilo que querem ou agrade seu coração, nem sempre é aquilo nem que queremos fazer mais fazemos por um certo modismo pois esta agradando aos nossos olhos e sabemos muito em o que é certo ou errado.

    Att,

    Renato Rocha!

  8. Paz de Cristo a TODOS !
    jovem cristão = jovem liberto!
    ser jovem com Deus e ter tudo claramente e bem estabelecido em sua vida , pois sabemos que todas as coisas nos ão licitas, porem nem todas nos convem, ou seja eu tenho total liberdade de fazer o que quiser, porem o espirito santo que habta em nós, nos mostra que nem tudo nos convem fazer,nosso carater, que apartir do momento que aceitamos a cristo, torna-se forjado por ele e pelas coisas que fazem refrencia o pai,o pai nos ensina o que é certo e errado!
    nos dando sempre muita liberdade para fazemos nossas escolhas sempre com bom censo e de acordo com os ensinamentos paternais.

  9. Quer assistir canais de TV por assinatura em seu PC http://www.tvhd.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.