SEM SELO DE GARANTIA

Que garantia o brasileiro tem de que não será vítima de bala perdida? Que garantia tem de que não será assaltado na saída do cinema, do teatro, da escola (ou mesmo dentro da escola)? Que garantia se tem de que o carro não será roubado? De que seu vizinho não será assassinado? De que seu filho voltará para casa? De que o taxista não levará um tiro na cabeça?

Que garantia temos de que o bandido será preso, o inocente será protegido, meus filhos terão acesso à educação de qualidade, meus pais terão uma velhice sossegada? Que garantia temos de que o policial é policial?

Que garantia o eleitor tem de que o ‘mensaleiro’ será cassado, julgado e condenado? Que garantia o brasileiro tem de que não morrerá na fila do INSS? De que não morrerá no corredor de um hospital? De que não será rendido numa agência bancária?

Que garantia o pai de um ‘adolescente infrator’ tem de que o seu filho será reconduzido ao bom convívio social? Que garantia o fazendeiro tem de que suas terras não serão invadidas? Que garantia os ‘sem-teto’ têm de que haverá reforma agrária?

Por que o ‘seu José’ morreu de fome? Por que falar em política causa náuseas? Por que há tantas greves nas universidades públicas? O que representam os carros importados nos estacionamentos da UnB? Por que pobre não gosta de rico e rico não gosta de pobre? Por que existem cursos pré-vestibulares?

O que são direitos humanos? O que é direito à vida? O que significa segurança nacional? Por que pagamos tanto imposto? Por que na minha cidade o hospital público não funciona? Por que há políticos soltos, e inocentes presos? Por que eu vi uma criança catando comida no lixo? Por que eu vi um menino apontar um canivete para mim em Belo Horizonte? Por que ninguém fez nada?

Para que servem as leis? Para que serve um governo democrático? Quem tem direito à saúde? O que são políticas públicas?

Tenho algumas escolhas a fazer:

1. Faço de conta que está tudo bem. E vivo alienada.
2. Vou às ruas e reivindico meus direitos.
3. Não faço absolutamente nada.
4. Escrevo posts para desabafar.
5. Candidato-me à presidente da República.

E você, que escolha tem?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.