QUE MERDA DE PAÍS É ESTE?

Que me perdoem os puritanos,
mas xingar é fundamental

Falta o quê? Sistema de inteligência, tecnologia, recursos públicos, mais investimentos? Quantos PCCs serão necessários para o Estado tomar vergonha na cara e, efetivamente, conter o crime organizado que, nos últimos dias, “aborreceu” São Paulo?

Às vezes, sou levada a pensar intensamente nas palavras do psiquiatra Augusto Cury, quando escreveu a coleção Análise da Inteligência de Cristo. Num dos volumes, Cury descreve o processo de psicoadaptação: a emoção humana perde a capacidade de sentir dor frente à exposição do mesmo estímulo (*).

A partir desse conceito (não muito bem definido por mim, é verdade), penso que o Brasil se psicoadaptou ao crime, à corrupção, à violência urbana, à violência rural, à pobreza, às desigualdades sociais… Aonde vamos com tamanha impunidade, com tamanho descaso?

Ouve-se gritos de socorro. Os criminosos, de dentro da cadeia, comandam rebeliões. Os criminosos, com celulares ligados, passam informações e definem quais estratégias serão utilizadas ‘no esquema’ para, enfim, desmoralizar a (in)segurança nacional.

É tiro pra direita. É tiro pra esquerda. É criança no meio do tiroteio. É policial corrupto. É policial inocente. É enterro pra lá. É enterro pra cá. É bandido solto. É bandido preso (lembre-se: com celular na mão). É promiscuidade no sistema carcerário. É a ociosidade dos presos. Até estatuto os criminosos têm!

Não consigo pensar em nenhuma outra pergunta, a não ser:

Que merda de país é este?

__________________________________________
(*) Infelizmente, neste exato momento, não estou com os livros de Augusto Cury em mãos, para eu transcrever a definição de psicoadaptação usada por ele.

2 Replies to “QUE MERDA DE PAÍS É ESTE?”

  1. infelizmente este é o cancer que corroe o brasil. chama-se direito; mas direito que pra maioria sao so deveres. ja perceberam que todas as instituiçoes criadas pelo governo ate hoje , só prestam para arrecadar tributos e nao se vê nenhum retorno pelo que se paga?
    ja desisti… esse pais é uma desgraça…
    governantes desgraçados leis imorais que se atropelam… ainda tem gente que diz ter orgulho de ser brasileiro… orgulho de que?

  2. Os incomodados que se mudem! Quem se sentir incomodado com corrupção, assalto, seqüestro, chacina, pedofilia, contrabando, propina, mensalão, tiroteio, bala perdida, tráfico de drogas, arrastão, lavagem de dinheiro, juros altos, preços absurdos, saúde moribunda, educação falida, internet lenta, falta de esgoto, ruas esburacadas, portos e aeroportos estragados, impunidade e escambal deve procurar outro país para morar! Aqui é pra quem ama o Brasil!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.