« DOIS MIL E SETEMEU NOME É »

"VIVER É O QUE HÁ DE MAIS BELO NESTE MUNDO."

18/12/2006 - Categorias: Indicação de Leitura, Literatura Estrangeira  

Ainda temos muito o que aprender...

“A personalidade é coisa muito misteriosa. Não se pode medir um homem pelo que ele faz. Um homem pode seguir a lei, e no entanto ser desprezível. Pode violar a lei, e no entanto ser justo. Pode ser mau, sem nunca ter feito nada de mau. Pode cometer um pecado contra a sociedade, e no entanto alcançar por meio desse pecado a verdadeira perfeição.” (Oscar Wilde, em A Alma do Homem sob o Socialismo, editora L&PM Pocket, p. 35)

Essa frase sintetiza o que sempre penso a respeito do "Ser e Fazer" entre os homens.

_________________

“Um mapa-múndi que não inclua a Utopia não é digno de consulta, pois deixa de fora as terras às quais a Humanidade está sempre aportando. E nelas aportando, sobe à gávea e, se divisa terras melhores, torna a içar velas. O progresso é a concretização de Utopias.” (p. 44)

E o que dizer dessa?

__________________

“É prejudicial ao homem, do ponto de vista mental e moral, realizar qualquer coisa em que não encontre prazer, e muitas das formas de trabalho são atividades completamente desprezíveis, e assim devem ser encaradas. Varrer durante oito horas uma esquina lamacenta, num dia açoitado pelo vento leste, é uma ocupação desagradável. Varrê-la com dignidade mental, moral ou física, parece-me impossível. O homem foi feito para algo melhor que estar imerso na imundície. Todo trabalho desta sorte deveria ser feito por máquinas.” (p. 42)

Por alguma razão, lembrei-me do livro "O Ócio Criativo", de Domenico de Masi.

___________________

“Nada mais justo afirmar, com relação aos jornalistas modernos, que eles sempre se desculpam com alguém em particular, pelo que escreveram contra esse alguém em público.” (p. 54)

Oops!!!

____________________

“Viver é o que há de mais raro neste mundo. Muitos existem, e é só.” (p. 29)

Perfeito!

Link permanente 596 visualizações - 313 palavras por Aline MENEZES Email 31 comentários »

31 comentários

Comentário de: Aline [Visitante] Email
Galera, estou trabalhando para tornar o meu site uma ferramenta legal e divertida para todos nós. Um beijo carinhoso,
18/12/2006 @ 14:42
Comentário de: Priscilla [Visitante] Email · http://tudoepessoal.blogspot.com
Nem li nada, querida. Só queria dar um sinal de vida e dizer que estou com saudades.

Já estou 7 min atrasada para estudar minha tão amada (!!) Lingüística.

Tenho uma semana de recesso entre natal e ano-bom, eu volto aqui com calma pra ler e comentar!

Beijos amorosos, Pri
18/12/2006 @ 16:08
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Prit, que felicidade receber sua visita!!! Pôxa, tb tou com saudades. Todos andam tão sumidos. ah, sobre lingüística, pq não gosta? é tão interessante! beijos,
18/12/2006 @ 16:38
Eu li dele o retrato de Doriam Gray, muito bom por sinal "Quem foi que definiu o homem como um animal racional? A definição mais prematura que já se formulou. O homem pode ser tudo , menos racional (p.36)". "Todo crime é vulgar , como toda vulgaridade é crime (p.169), edt Martin Claret. Tive um professor de filosofia que detestava essa editora , mas td bem. O fato é q Oscar Wilde é bem instigante e faz pensar, poderíamos escrever inumeras colocações geniais dele. Tem uma q gosto bastante , mas ñ lembro onde li "É absurdo dividir as pessoas em boas e más , ou elas são interessantes ou são chatas". BJS E EXCELENTE INDICAÇÃO
19/12/2006 @ 08:11
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Helen, eu também conheço o Retrato de Dorian Gray. É um livro mto interessante, sobretudo se levarmos em conta a vida de Oscar Wilde e os tempos e o lugar em que ele viveu. Já estou selecionando algumas frases desse romance pra depois postar aqui. O meu exemplar de "Dorian" é da Martin Claret. Eu folheei, dia desses, uma outra edição, que me pareceu mais interessante. Mas fiquei na dúvida. Obrigada pelo comentário! beijão,
19/12/2006 @ 08:23
Comentário de: Digo [Visitante] Email · http://waltercruz.com
Um dia eu preciso pegar seus Oscar Wilde pra ler. Gostei muito das frases que você citou.
19/12/2006 @ 09:00
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Claro, Digo. beijos,
19/12/2006 @ 09:02
É bem interessante essa analise no contexto do século XIX. O socialismo como opção para o humanismo, desde que mantida a individualidade
Wilde e seu ideal estético! Mas sem a propriedade privada, sequer teria sido possível o surgimento de alguém como Wilde.

Terminei de ler esses dias "O Retrato de Dorian Gray", imortalidade, perfeição, juventude eterna... só gastaria que os embates entre Dorian e o retrato fossem mais freqüentes e profundos.

Ah sim, este é o meu e-mail e MSN. Me escreva quando quiser.

Um grande beijo :****
19/12/2006 @ 11:42
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Eu também, Tamara, gostaria que os embates no "Retrato de Dorian Gray" fossem mais profundos. Vou adicionar seu email. Adorei sua visita! beijos,
19/12/2006 @ 13:06
Comentário de: Rebeca Duarte [Visitante] Email · http://rebecadua.blogspot.com
Oi ALine! Que bom que você está de casa nova! Tava com saudade! ;)
Quanto às frases discordei do trecho "Varrer (...) uma esquina (...), é uma ocupação desagradável. Varrê-la com dignidade (...), parece-me impossível." Discordo da afirmação, mas a intenção do escritor é boa. :P
Acho que varrer uma esquina é tão digno quanto (ou mais digno que) trabalhar num banco. Os salários desses homens e mulheres valentes é que deveria ser bem mais alto. Acho que não é o trabalho em si que é digno ou indigno. As pessoas que tiram a dignidade das outras com pontos de vista "superiores" (ou seriam superficiais?). Ai de mim (nós) Senhor, se não houvessem homens para limpar as ruas! Porque se formos esperar por máquinas... Sei não... rs
Beijos!
20/12/2006 @ 10:38
Minha caixa de mensagem estava lotada. Desculpe! Mande o e-mail novamente quando puder.

Beijos :***
20/12/2006 @ 12:30
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Rebeca, entendo perfeitamente o seu ponto de vista. E até concordo. Porém, não acredito que a discussão esteja sob esse prisma. Oscar Wilde escreve que "varrer por oito horas uma esquina lamacenta é uma ocupação desagradável"... E não deixa de ser. Em nenhum momento ele escreve que é "indigna" (no sentido de sem valor) a pessoa que o faz. Até porque, neste caso, não é a profissão que determina o quanto as pessoas são dignas ou não. Para ele, o homem foi feito para coisas muito mais agradáveis. O ideal seria que existissem melhores oportunidades de trabalho para todos. Agora, sob o seu ponto de vista, especificamente, é claro que esses trabalhadores deveriam ser melhor remunerados. No entanto, vale lembrar que há atividades sobre as quais pouco importa se a pessoa vai ganhar mais ou não, pois elas (as atividades) não deixarão de ser desprezíveis, de roubar do homem o direito que ele tem de gozar da vida com muito mais prazer... É mais ou menos isso! beijos,
20/12/2006 @ 13:05
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Tudo bem, Tamara. beijos,
20/12/2006 @ 13:06
Comentário de: Rebeca Duarte [Visitante] Email · http://rebecadua.blogspot.com
Bem, para ele (Oscar Wilde) "varrer por oito horas uma esquina lamacenta" é uma ocupação desagradável que faz a pessoa perder a dignidade (Varrê-la com dignidade (...) parece-me impossível). Mas não devemos rotular as atividades. Conheço bancários que passsam oito horas em ar condicionado e acham essa atividade desagradável e indigna. Não conclui que Wilde acha indigna a pessoa que varre a rua, mas sim que ele acha a atividade de varrer rua por oito horas indigna. E discordo plenamente disso. Acho qualquer trabalho é digno, mesmo os considerados desprezíveis. Porque o que é desprezível para uns é o bom para outros.
Acho que as classes mais altas rotulam esse tipo de atividade como indigna, mas pense comigo: Você é um gari, trabalha catando lixo na rua por oito horas, termina o trabalho, toma banho e pega seu Audi para ir pra casa. Isso é realidade na Alemanha.
Um gari que tem um bom padrão de vida e é respeitado vai varrer a rua feliz vida toda. Veja bem, não estou enfatizando o salário, estou enfatizando a qualidade de vida. Há como se ter qualidade de vida exercendo qualquer atividade, basta investir nisso. Acho que não é a atividade considerada desprezível que faz o homem viver mal, é o desprezo que as pessoas têm pela atividade e a baixa qualidade de vida que faz a sociedade achar essas atividades "indignas". Para mim indigno mesmo é não ter atividade nenhuma. Hehehe =D [Piquinininho o comentário... rs]
Precisamos dialogar com mais facilidade. Os comentários não nos ajudam a ter uma comunicação clara o suficiente. ;)
Beijos,
20/12/2006 @ 15:09
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Rebeca, é verdade que nem sempre é possível ter clareza no que escrevemos. Eis aí o desafio de tentarmos nos expressar. A verdade é que Wilde escreveu esse ensaio com base na realidade do século XIX, o que, para mim, não significa que seja menos atual... Até agora, não discordo de você, só acho que estamos ressaltando pontos distintos. O fato não é rotular ou não as atividades, mas compreender que existem, sim, certas condições de trabalho que dão muito mais prazer ao homem que outras, e não me refiro ao que é relativo (fulano gosta de ser bancário; beltrano não gosta). Resumindo, não consigo enxergar na frase de OW nenhum tipo de preconceito. Até mesmo porque ele inicia a frase dizendo "é prejudicial ao homem, do ponto de vista mental e moral, realizar qualquer coisa em que não encontre prazer". Acho que ele estava muito mais preocupado em falar sobre o bem-estar do homem. beijos,
20/12/2006 @ 15:33
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Rebeca, vou escrever aqui um trecho anterior ao que estamos discutindo e outros dois posteriores: (1) O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo. Como mencionei a palavra trabalho, não posso me furtar a dizer que há muito disparate no que se escreve e discute atualmente sobre a dignidade do trabalho braçal. Não há nada de necessariamente digno nesse trabalho, em sua maior parte aviltante. (2) (...) todo trabalho monótono e desinteressante, todo trabalho que lide com coisas perigosas e implique condições desagradáveis, deve ser feito por máquinas. (3) Assim como as árvores crescem enquanto o senhor rural dorme, enquanto a Humanidade estiver se distraindo, ou desfrutando do lazer cultivado - pois que a ele o homem se destina e não ao trabalho -, ou criando obras belas, lendo belas páginas, ou simplesmente contemplando o mundo com admiração de prazer, as máquinas estarão fazendo todo trabalho necessário e desagradável. O fato é que a civilização exige escravos. Nisso, os gregos estiveram muito certos. Rebeca, essa foi apenas uma tentativa de contextualizar a visão do autor. Lembrete: não precisamos concordar com ele, porém, antes de discordar ou concordar, é necessário que entendamos EXATAMENTE o que ele quis dizer. um beijo,
20/12/2006 @ 15:58
Comentário de: Rebeca Duarte [Visitante] Email · http://rebecadua.blogspot.com
Pois é Aline. Concordo plenamente com o início da citação de Wilde. Como falei no primeiro comentário, a intenção do autor é boa. Só discordo do exemplo que ele usou. Apenas isso. :) Acho que o prazer na atividade exercida é muito subjetivo e varia bastante de uma pessoa para outra. E ele mesmo disse que para ele parecia impossível alguém exercer tal atividade com dignidade, e eu acho que qualquer atividade pode ser exercida com dignidade. E quando não concordo não falo que ele esteja sendo preconceituoso na afirmação, apenas discordo com ela. Ter prazer na atividade que exercemos é maravilhoso, mas daí a achar que atividades como varrer rua não exercem prazer a alguém é muito drástico, bem século XIX, bem Wilde. rsrs
Beijos,
20/12/2006 @ 16:02
Comentário de: Rebeca Duarte [Visitante] Email · http://rebecadua.blogspot.com
Contextualizando... "todo trabalho monótono e desinteressante, todo trabalho que lide com coisas perigosas e implique condições desagradáveis, deve ser feito por máquinas." Mas para ele, um intelectual, esses trabalhos são indignos. Para um lavrador arar e terra e ver a planta crescer não é monótono, é lindo. Com isto quero dizer que o prazer está em quem exerce e não na atividade. ;)
Beijos,
20/12/2006 @ 16:06
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Não, Rebeca, não acho que o autor tenha concebido essa visão preconceituosa. "Que, para ele, "um intelecutal", esses trabalhos sejam indignos". Pelo menos, não tive essa impressão quando li A alma do homem sob o socialismo. Talvez se ele estivesse aqui conosco pudesse nos esclarecer... De qualquer forma, gosto de discutir idéias, que é o que você sempre me permite com suas observações. Não é outra a minha finalidade, senão a de compartilhar. bjs,
20/12/2006 @ 16:14
Comentário de: José de Morais [Visitante] Email · http://porhoje.blogspot.com
Muito bom trabalho. Estou gostando de ver.

Quando ao post, gostei muito do primeiro trecho.
21/12/2006 @ 06:48
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Quero que fique ainda melhor, José. beijos,
21/12/2006 @ 07:54
Comentário de: Rebeca Duarte [Visitante] Email · http://rebecadua.blogspot.com
Só repetindo mais uma vez, não digo que ele foi preconceituoso. Nunca. Disse que a visão dele de trabalho indigno é diferente da minha. E que o fato dele ser um intelectual ajuda no fato de achar varrer a rua um trabalho desagradável. Apenas por uma questão de característica, porque se ele era um intelectual isso faz dele um homem chegado aos livros e a escrita. Acredito que preconceito não era uma coisa que permeava a vida de Wilde, muito menos neste trecho. Beijos,
21/12/2006 @ 08:28
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Rebeca, entenda: na sua concepção ("mas para ele, um intelectual, esses trabalhos são indignos"), ele considera esses trabalhos indignos. E, na minha opinião, se ele considera "esses trabalhos indignos", por ser um intelectual, isso é uma visão pequena, mesquinha e preconceituosa. E outra: o tempo todo vc demonstrou relativizar as coisas. Em parte, concordo com Einstein: "tudo é relativo". Porém, há coisas que avalio de maneira geral, não necessariamente "generalizadora". Sim, é quase um paradoxo. Quando insisto em responder seus comentários é porque pretendo ampliar nossa discussão. Você e eu interpretamos Oscar Wilde de maneiras distintas. Nada mais que isso! Graças a Deus, estamos numa democracia. bjs,
21/12/2006 @ 09:07
Comentário de: Pequeno Milagre [Visitante] Email · http://umpequenomilagre.blogspot.com
Aline vi seu pedido de dar noticias da Les e aqui estou, ela está bem, sem net [muito chato isso], falo com ela com certa frequencia por telefone e está tudo bem graças a Deus, fim de janeiro estarei indo lá nas férias e se Deus quiser ela virá aqui passar uma semana comigo, no mais só orar pra net dela voltar logo :) Feliz natal pra vc!
25/12/2006 @ 18:24
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Pequeno Milagre, muito obrigada pela informação. Se vc puder, diga a ela q estou com saudades. Feliz Natal pra vc também. beijos,
25/12/2006 @ 18:29
Comentário de: Pequeno Milagre [Visitante] Email · http://umpequenomilagre.blogspot.com
Pode deixar Aline, eu vou dizer sim.
Fica na paz e no que precisar sabe onde me encontrar, feliz 2007!
28/12/2006 @ 20:38
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Um excelente 2007 para vc, Pequeno Milagre! beijos,
28/12/2006 @ 23:40
Comentário de: Everton Pereira [Visitante] Email · http://www.magicadorabisco.zip.net
olá!!!A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dele fazemos.Um abraço de fim de ano e boas festas..
30/12/2006 @ 13:03
Comentário de: Ester [Visitante] Email
Oi, Aline... só vim pra dizer q não abadonei ainda esse mundo... só tava muito atarefada.... espero q agora alivie um pouco mais.... bjs!!!
30/12/2006 @ 15:16
Comentário de: Aline [Visitante] Email
É verdade, Everton, "é preciso saber viver". Obrigada pela visita e um ótimo 2007 para vc! abraços,
30/12/2006 @ 21:49
Comentário de: Aline [Visitante] Email
Ester, quanto tempo! Feliz Ano Novo! beijos,
30/12/2006 @ 21:50

Deixe seu comentário


Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))