| « SUPERFÍCIE | DESINTEGRAÇÃO DO ÁTOMO » |
COISAS BELAS E SUJAS
- Personagem (comprador): Como é que nunca vi vocês antes?
- Okwe (Chiwetel Ejiofor): Porque somos gente que vocês não vêem. Nós dirigimos seus táxis, limpamos seus quartos and suck your cocks. (Diálogo do filme Coisas Belas e Sujas, dirigido por Stephen Frears, com a atriz francesa Audrey Tautou)
Antropologia e sociologia são algumas das áreas do conhecimento que mais me atraem. Analisar a influência do meio social sobre o homem, entender de que maneira as relações humanas ocorrem, compreender como se formam os preconceitos e o porquê da união de alguns grupos sociais ou até mesmo a desintegração desses grupos.
Em Coisas Belas e Sujas (2002), cujo título original é Dirty Pretty Things, a atuação de Chiwetel Ejiofor (no papel do imigrante ilegal nigeriano Okwe) é tão emocionante quanto o próprio desenrolar da trama. Numa mistura de humor e drama, o filme apresenta a difícil vida de imigrantes ilegais em Londres e aborda o tráfico ilegal de órgãos na capital inglesa.
Particularmente, duas questões específicas me emocionaram: o sentimento de honestidade (paradoxo) e espírito lúcido em Okwe e a condição da mulher diante de homens estúpidos. Interpretada pela atriz Audrey Tautou, Senay é uma jovem turca de 22 anos. Num momento em que se encontra sem saída, ela se submete aos caprichos sexuais de dois homens bizarros.
O filme de Stephen Frears é assim: bonito e triste, com coisas belas e definitivamente sujas.
______________
Para ter mais informações sobre o filme, clique aqui.
10 comentários
bjins.
Pretendo ver esse filme em breve, depois dessa boa dica que vc acaba de dar... vlw...
BJS!!!
Acho triste que estes serviços que são os mais básicos e essenciais são os menos valorizados e remunarados. Ensinam-nos a dar importância para coisas que não tem valor de verdade...
Mudando de assunto, mas não indo muito longe, hoje um colega de trabalho perguntou-me se os alunos de escola privada depredam a Universidade que eu estudo (a Universidade é pública, e como todos sabemos, no Brasil quem estuda em Universidade pública é na maioria a classe média-alta que foi educada em escola privada). Infelizmente tive que dizer a ele a seguinte frase: "Má educação existe em todo lugar". Não são apenas os vândalos de fora que depredam a Universidade. Geralmente são os vândalos "de dentro".
Se as pessoas não prezam por algo que usufruem, com certeza não vâo prezar por alguém que nem percebem que existe... Agora será que se percebessem a existências dessas pessoas elas seriam valorizadas?
Ah, estarei indo em Tobias Barreto quinta-feira da semana que vem para o casamento de meu irmão. :)
E estou com saudades da senhorita!
Beijos!